Após definida a compra da impressora térmica de etiquetas, há a necessidade de definir os melhores suprimentos ou insumos para usar em sua operação. Neste sentido o ribbon é um dos insumos mais importantes a se definir. O ribbon faz, basicamente, o papel do carbono no FAX. É um filme que pode ser preto ou colorido enrolado em um tubete que, ao ser esquentado pela impressora térmica de etiquetas, transfere na etiqueta os dados impressos. Existem basicamente 03 tipos de ribbons: cera, misto e resina. Cada um deles é indicado para aplicações bastante distintas, e, assim como na definição da impressora, é IMPRESCINDÍVEL o auxílio de um profissional com conhecimento técnico sobre o produto para auxiliá-lo na compra. Sem este auxílio, a chance de suas etiquetas serem impressas sem a qualidade ou resistência necessária, é enorme. Falando dos tipos de ribbons:
1) Cera - É o mais comum e com melhor custo benefício do mercado, apresentando boa qualidade de impressão e velocidade para quem busca produtividade. Este tipo de material é indicado principalmente para impressão em papel couchê e papel tag cartão, (gôndolas de supermercado por exemplo). São etiquetas mais simples, para uso cotidiano, para etiquetar caixas, produtos, documentos, roupas e etc.
Papéis Recomendados: Couchê e Transtérmicos
2) Misto - É o Ribbon mais versátil do mercado, podendo ser utilizado em aplicações que exigem performance e durabilidade. Como o próprio nome sugere, possui composição mista, sendo parte em cera e parte em resina. São indicados para impressões de etiquetas com superfície plástica , (polipropileno biorientado), ou, comumente chamadas de BOPP. São indicadas para etiquetar caixas e/ou produtos que ficarão expostos a luz solar, vento, umidade, sujeira e poeira, assim como etiquetar produtos que serão congelados, jóias e alimentos quentes. (As etiquetas em BOPP são mais resistentes, não rasgam e possuem uma vida útil maior do que as etiquetas em papel couchê.)
Embora seja indicado para impressão em BOPP, estes Ribbons podem ser utilizados em Couchê sem grandes problemas, por conta disso, os Ribbons mistos são extremamente versáteis.
Materiais Recomendados: Couchê, Transtérmicos e Filmes/ Sintéticos como BOPP em geral, Nylon Resinado, BCD entre outros.
3) Resina - Os ribbons em resina também são indicados para impressão de etiquetas em BOPP, porém, estas são brilhantes em contraposição às mistas. Existem aplicações específicas onde a etiqueta precisa "brilhar", "chamar a atenção". Os ribbons em resina também são indicados para impressão em Tags de nylon resinado. As tags em nylon resinado também são conhecidas como Etiquetas de Composição. São principalmente utilizadas na área têxtil para impressão de informações para o consumidor.
Materiais Recomendados: Filmes/ Sintéticos como BOPP em Geral, Nylon Resinado, BCD
Sua dúvida não foi respondida? Nos chame no Whatsapp!